Avaliação das políticas de ordenamento do território e de urbanismo No espaço europeu e nos âmbitos nacional, regional e municipal
Porto, 26 e 27 de Novembro 2010
A Ad Urbem dedicou o seu encontro de 2010 ao estado em que se encontra a avaliação das políticas públicas com incidência territorial, uma temática que ganhou acrescida actualidade a partir do momento em que as Grandes Opções do Plano para 2010-2013 prevêem a próxima «instalação do Observatório do Ordenamento do Território e do Urbanismo». O encontro foi estruturado de acordo com os âmbitos nacional, regional e municipal do sistema de gestão territorial, sem perder de vista a sua integração no espaço europeu. O encontro teve como titulo: "Avaliação das políticas de ordenamento do território e de urbanismo. No espaço europeu e nos âmbitos nacional, regional e municipal" (Editorial).
O encontro da Ad Urbem teve entre os seus oradores convidados diversas personalidades de reconhecido mérito, nomeadamente, o Professor Andreas Faludi, da Universidade Técnica de Delft - Holanda. Na sessão de abertura esteve presente a Dr.ª Fernanda do Carmo, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades (Programa).
A organização do encontro foi semelhante às duas últimas edições, integrando uma comissão cientifíca, presidida pelo Professor Adriano Pimpão, e uma comissão organizadora, presidida pelo Professor João Cabral (Comissão).
A estrutura do evento foi aberta à apresentação de comunicações, estando disponivel para consulta os 24 resumos de comunicações aprovados pela comissão cientifica, tendo em vista a publicação de um livro de actas do encontro com carácter cientifício (Comunicações).
Ao contrário dos dois últimos anos, a Direcção da Ad Urbem decidiu realizar o encontro de 2010 na zona norte do país. Assim, o encontro deste ano teve lugar na cidade do Porto, no pequeno auditório do Rivoli Teatro Municipal, com o apoio institucional da Câmara Municipal (Local).
Divulgação: - Folheto - Cartaz / programa A4
|