Porto exige tratamento igual para a marginal do Douro |
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Público, 18.05.2008, Patrícia Carvalho
A frente ribeirinha do Porto também vai ser reabilitada. A exigência é que o financiamento do Governo venha a ser tão significativo como o de Lisboa
As vozes são consensuais: quando a frente ribeirinha do Porto tiver um projecto para ser financiado, o Governo não poderá deixar de o fazer, à semelhança do que está previsto para Lisboa. Mas projecto ainda não há, é preciso que a Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) o concretize. E o presidente da câmara, Rui Rio, depois de um ataque ao Governo de José Sócrates sobre a centralização do investimento em Lisboa, recusou voltar a falar sobre a marginal portuense. Nem mesmo depois de o líder da oposição socialista no executivo, Francisco Assis, o desafiar a procurar junto do Governo garantias de apoio semelhantes às que ocorrerão na capital.
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Menos dinheiro e atrasos na reabilitação da frente ribeirinha de Lisboa |
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Público, 18.05.2008, Ana Henriques
Considerada pelo Governo de interesse nacional, a operação tem de ficar pronta até Outubro de 2010, mas os prazos já começaram a derrapar e o orçamento é menor do que o previsto
Ainda não arrancou mas já perdeu 20 milhões de euros de orçamento. O plano inicial para a reabilitação da frente ribeirinha de Lisboa previa obras no valor de 165 milhões, mas a resolução do Conselho de Ministros publicada esta semana em Diário da República não vai além dos 145 milhões. Por outro lado, continua por decidir o destino dos terrenos da Docapesca, entre Pedrouços e Algés. |
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MAI passa para ala oriental da Praça do Comércio |
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Lusa, 16.05.2008
O Ministério da Administração Interna vai deixar as actuais instalações, que serão ocupadas por um ho- tel, e passar para a ala oriental da Praça do Comércio, segundo o plano da frente ribeirinha de Lisboa ontem publicado em Diário da República. O plano estratégico prevê ainda a instalação de uma esquadra do século XXI" e a desocupação dos dois torreões da Praça do Comércio (nascente e poente) e o seu aproveitamento para "actividades de criatividade, inovação e excelência".
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Calatrava quer duas novas avenidas na Estação do Oriente |
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Lusa, 15.05.2008
O arquitecto espanhol Santiago Calatrava, que será responsável pelo projecto de ampliação e adaptação da Gare do Oriente, em Lisboa, à alta velocidade, vai propor a construção de duas novas avenidas, uma a norte e outra a sul da infra-estrutura. "Quero construir duas avenidas, tangentes à estação. Pelo menos, é o que vou propor. A tendência nas estações modernas é, primeiro que tudo, facilitar as acessibilidades", avançou Calatrava, em entrevista à agência Lusa em Nova Iorque.
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Autarcas criticam medidas preventivas para Alcochete |
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Público, 10.05.2008, Cláudia Aldegalega
A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) criticou ontem "a não auscultação, atempada e em prazo razoável" das câmaras municipais da região (Setúbal, Palmela, Moita, Montijo, Alcochete, Salvaterra de Magos, Coruche, Benavente, Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Vila Franca de Xira) a respeito do decreto-lei que cria um regime de medidas preventivas, restritivas à construção em 25 quilómetros na zona do Campo de Tiro de Alcochete, onde será construído o novo aeroporto de Lisboa, medida aprovada anteontem em Conselho de Ministros.
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